Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

TIPOS DE CORRUPÇÃO






(*) - Movimento de indiscutível oportunidade é esse que vem surgindo atualmente, inspirado pela efervescência social contra abusos por parte de representantes do poder público, em regra associados a figuras exponenciais da empresa privada, no manejo do dinheiro público.

Trata-se de protesto contra a corrupção que assume a cada dia, proporções mais avantajadas. Em tal combate serão empunhadas, certamente, pelos seus promotores as armas da alta moralidade, dos princípios sólidos da ética e dos mais contundentes exemplos da incorruptibilidade. “Vós sois o sal da terra” (Mat. 5, 13). O sal, em Maçonaria, é o símbolo da incorruptibilidade, lição cristã a que todos deveriam seguir.

A alta moralidade e a perfeita conduta ética em todos os setores e níveis sociais são justa aspiração da Nobre Arte.

A garantia contra a corrupção é a convivência, desde tenra idade, com os altos princípios da moral e com os exemplos paternos e familiares em geral, a serem infundidos no espírito infantil para fazerem efeito, na idade adulta do cidadão totalmente infenso à mentira, ao engano e à tendência em tirar proveito pessoal e vantagem ilegal em qualquer situação.

A transparência lado a lado impediria mesmo as pequenas violações da moral ainda que diante de grandes violações.

Eis algumas: Pequenas gorjetas de trânsito; compra de um “inocente” disquinho pirata; mentirinhas convenientes ao telefone familiar; “esquecer” a entrega da nota fiscal a que o freguês tem direito; arranjar meios fraudulentos para diminuir o imposto devido; adiantar o processo de um amigo em detrimento do direito alheio etc..

Trata-se de pequenos “negócios” que, somados, revelariam, sem dúvida, considerável quantia subtraída ao erário, isto é, corrupção disseminada de alto a baixo nos diversos níveis sociais, e que se equipara, do ponto de vista da moralidade, à corrupção concentrada nos escalões mais elevados do poder político e econômico.

O grande valor das manifestações populares contra a corrupção, declaradas apartidárias, está na qualidade moral dos seus aderentes; se são realmente puros e virtuosos, se não estejam inflamados por bandeiras viciosas, e de oportunismo político.

(*) - Marcos José da Silva - Grão-Mestre Geral - Grande Oriente do Brasil - 26.09.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário